Informações sobre o álbums
  • editoria:Construção e Reforma
  • galeria: Brasil Arquitetura: Exposição reúne 30 anos de trabalho
  • link: http://mulher.uol.com.br/casa-e-decoracao/album/brasil_arquitetura_exposicao_album.htm
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    • Construção e Reforma [60127];
Fotos
O escritório Brasil Arquitetura, fundado em 1979 por Francisco Fanucci, Marcelo Ferraz e Marcelo Suzuki, formados pela FAU-USP, realiza a exposição "A Tradição do Novo" no Centro Universitário Maria Antônia, em São Paulo, até o próximo dia 17. Na imagem, o projeto do CESA Jardim Irene, escola pública para mil alunos, de 4 a 14 anos de idade, com centro comunitário e creche. em uma área de 10.000m², em Santo André (SP). O projeto é de 2007 e fizeram parte da equipe Francisco Fanucci, Marcelo Ferraz, Vinícius Spira, Anne Dieterich, Carol Silva Moreira, Cícero Ferraz Cruz, Fabiana Paiva, Gabriel Grinspum, Luciana Dornellas, Pedro Del Guerra e Victor Gurgel Divulgação Mais
A mostra traz fotografias, plantas e maquetes de projetos executados, e alguns não-executados, ao longo dos últimos 30 anos, além de peças de mobiliário que evidenciam a principal característica do escritório, a de trabalhar a complexidade de contextos históricos em diálogo com a contemporaneidade. Na imagem, o projeto do CESA Jardim Irene, escola pública para mil alunos, de 4 a 14 anos de idade, com centro comunitário e creche. em uma área de 10.000m², em Santo André (SP). O projeto é de 2007 e fizeram parte da equipe Francisco Fanucci, Marcelo Ferraz, Vinícius Spira, Anne Dieterich, Carol Silva Moreira, Cícero Ferraz Cruz, Fabiana Paiva, Gabriel Grinspum, Luciana Dornellas, Pedro Del Guerra e Victor Gurgel Divulgação Mais
O Brasil Arquitetura realiza projetos de arquitetura, urbanismo, recuperação e restauro, e desenho industrial para os mais diversos setores de atividade: residências e conjuntos residenciais, lojas, restaurantes, indústrias, edifícios para lazer e de uso público/institucional, no Brasil e no exterior. Na imagem, o projeto do CESA Jardim Irene, escola pública para mil alunos, de 4 a 14 anos de idade, com centro comunitário e creche. em uma área de 10.000m², em Santo André (SP). O projeto é de 2007 e fizeram parte da equipe Francisco Fanucci, Marcelo Ferraz, Vinícius Spira, Anne Dieterich, Carol Silva Moreira, Cícero Ferraz Cruz, Fabiana Paiva, Gabriel Grinspum, Luciana Dornellas, Pedro Del Guerra e Victor Gurgel Divulgação Mais
Em 1986, os arquitetos da Brasil Arquitetura criaram também a Marcenaria Baraúna, destinada a executar mobiliário e objetos em madeira. Na foto, o CESA - Centro Educacional Jardim Santo André, projeto iniciado em 2003. A obra foi concluída em 2006 e teve na equipe Francisco Fanucci e Marcelo Ferraz, Bruno Levy, Cícero Ferraz Cruz, Gabriel Grinspum, Pedro Del Guerra e Rodrigo Izecson. Localizada em Santo André (SP), a obra ocupa uma área de 5.500 m² e abriga uma Escola Municipal de Educação Infantil e Fundamental Nelson Kon/ Divulgação Mais
A exposição "A Tradição do Novo", do escritório Brasil Arquitetura, está organizada em três blocos temáticos interrelacionados: o primeiro apresenta projetos marcantes na trajetória do escritório, abordando a convivência e a integração de bases culturais e históricas com questões próprias à arquitetura contemporânea, muitas vezes explorando o uso da cor; na mesma linha, o segundo bloco é composto por projetos recentes, que explicitam o processo de trabalho do escritório com contextos, referências e métodos de desenvolvimento; um terceiro núcleo é dedicado a móveis desenhados pelos sócios Francisco Fanucci e Marcelo Ferraz, nos quais se evidencia a linha conceitual de seu design, baseada na conjugação de técnicas e conceitos ergonômicos atuais com o saber da tradição artesanal. Na foto, o CESA - Centro Educacional Jardim Santo André, localizado em Santo André (SP) Nelson Kon/ Divulgação Mais
A exposição (foto) traz, ainda, uma seleção de fotografias que registram construções da região da Serra da Mantiqueira, um dos tipos de arquitetura característicos do local com a qual os projetos do escritório dialogam em diversos níveis. A mostra "A Tradição do Novo", do escritório Brasil Arquitetura, pode ser visitada até 17 de janeiro de 2010. O horário de funcionamento é de terça a sexta-feira, das 10h às 21h. Sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h. A entrada é gratuita. O Centro Universitário Maria Antônia fica na rua Maria Antonia, 294, Vila Buarque, São Paulo (SP). Informações e visitas monitoradas: (11) 3255-7182 ramal 46 Divulgação Mais
O escritório Brasil Arquitetura, fundado em 1979 por Francisco Fanucci, Marcelo Ferraz e Marcelo Suzuki, formados pela FAU-USP, realiza a exposição "A Tradição do Novo" no Centro Universitário Maria Antônia (foto), em São Paulo, até o próximo dia 17 Divulgação Mais
A mostra (foto) traz fotografias, plantas e maquetes de projetos executados, e alguns não-executados, ao longo dos últimos 30 anos, além de peças de mobiliário que evidenciam a principal característica do escritório, a de trabalhar a complexidade de contextos históricos em diálogo com a contemporaneidade Divulgação Mais
O Brasil Arquitetura realiza projetos de arquitetura, urbanismo, recuperação e restauro, e desenho industrial para os mais diversos setores de atividade: residências e conjuntos residenciais, lojas, restaurantes, indústrias, edifícios para lazer e de uso público/institucional, no Brasil e no exterior. Em 1986, os arquitetos criaram também a Marcenaria Baraúna, destinada a executar mobiliário e objetos em madeira. A exposição "A Tradição do Novo", no Centro Universitário Maria Antônia, em São Paulo, reúne 30 anos de trabalho do escritório de arquitetura Divulgação Mais
A exposição (foto) está organizada em três blocos temáticos interrelacionados: o primeiro apresenta projetos marcantes na trajetória do escritório, abordando a convivência e a integração de bases culturais e históricas com questões próprias à arquitetura contemporânea, muitas vezes explorando o uso da cor; na mesma linha, o segundo bloco é composto por projetos recentes, que explicitam o processo de trabalho do escritório com contextos, referências e métodos de desenvolvimento; um terceiro núcleo é dedicado a móveis desenhados pelos sócios Francisco Fanucci e Marcelo Ferraz, nos quais se evidencia a linha conceitual de seu design, baseada na conjugação de técnicas e conceitos ergonômicos atuais com o saber da tradição artesanal Divulgação Mais
A exposição traz, ainda, uma seleção de fotografias que registram construções da região da Serra da Mantiqueira, um dos tipos de arquitetura característicos do local com a qual os projetos do escritório dialogam em diversos níveis. Na imagem, o projeto do Centro de Referência e Memória de Igatu, em Andarí (BA). Nele, pretende-se resgatar e guardar a história do lugar: a ascensão e queda da atividade garimpeira de diamantes, o "bamburrar" de muitos aventureiros, a decadência e o abandono do lugar Divulgação Mais
O Centro de Referência e Memória de Igatu, projeto iniciado em 2008 com uma área de 570 m². A equipe do projeto é composta por Francisco Fanucci, Marcelo Ferraz; Luciana Dornellas; Anne Dieterich, Cícero Ferraz Cruz, Fabiana Fernandes, Felipe Zene, Gabriel Grinspum, Kristine Stiphany, Pedro Del Guerra, Pedro Vannucchi, Rebeca Grinspum, Victor Gurgel e Vinícius Spira Nelson Kon/ Divulgação Mais
O Conjunto KKKK, que ocupa uma área de 2.900m² em Registro (SP), foi um projeto iniciado em 1996 com obras realizadas entre 1998 e 2001. Iniciativa do Brasil Arquitetura, o projeto de recuperação do conjunto, bastante deteriorado depois de anos de abandono, contou com o apoio da prefeitura de Registro e do governo do estado de São Paulo. A prioridade do projeto foi a restauração e recuperação de um patrimônio histórico reconhecido por tombamento estadual, cujo remanescente físico é depositário da história do município e da origem de grande parte de sua população Nelson Kon/ Divulgação Mais
O Conjunto KKK, em Registro (SP). Não somente as construções foram restauradas mas ali também foi implantado um projeto de referência histórica, o Memorial da Imigração Japonesa do Vale do Ribeira, museu que conta com significativo acervo de obras cedidas por artistas plásticos de origem japonesa radicados no Brasil, além de fotografias, ferramentas, peças industriais e objetos doados pela população, reunidos para contar a história da imigração japonesa na região Nelson Kon/ Divulgação Mais
O Conjunto KKK, em Registro (SP). O projeto também tinha como meta articular esse patrimônio revitalizado com sua paisagem histórica e ambiental, relacionando-o com a cidade de Registro e com o rio Ribeira de Iguape num projeto mais amplo, o Parque Beira-Rio. O objetivo é recuperar as margens do rio e controlar as enchentes, integrando o conjunto à cidade através do projeto de uma praça para o mercado, do desenho de eixos de comunicação e fluxo, ações que se somam para recuperar a relação histórica da cidade com seu rio Nelson Kon/ Divulgação Mais
O conjunto KKK, em Registro (SP). Fizeram parte da equipe do projeto de recuperação do edifício histórico Francisco Fanucci, Marcelo Ferraz, Anderson Freitas, Carlos Ferrata, Carmem Ávilla, Cícero Cruz, Fabio Mosaner, Juliana Antunes, Paulo Alves e Pedro Barros Nelson Kon/ Divulgação Mais
O projeto do Brasil Arquitetura para o concurso que escolheu a nova sede do Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro, apresentado em 2009: um edifício de sete pavimentos (aproximadamente 32m de altura), todo em concreto branco autolimpante com uma enorme fenda rasgando a fachada de cima a baixo. O concurso foi vencido pelo escritório americano Diller Scofidio + Renfro Divulgação Mais
O projeto do escritório para o Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro. Dentro do edifício, pelo hall do pavimento térreo, há uma seqüência de buracos a perfurar todas as lajes; buracos de diversas dimensões, formas livres e anômalas, que fazem a comunicação visual interna entre todos os pisos. O edifício em concreto armado, teria um sistema estrutural de lajes nervuradas apoiadas nas espessas paredes longitudinais. O recuo lateral no pavimento térreo seria utilizado como esplanada avançada do bar/café e também como passagem franca da Av. Atlântica para a Rua Aires de Saldanha. Sobre esta passagem, como que flutuando, uma esfera em aço brilhante abrigaria o auditório de projeção múltipla. Fizeram parte da equipe do projeto Francisco Fanucci e Marcelo Ferraz; Gabriel Grinspum; Anne Dieterich, Anselmo Turazzi, Beatriz Marques, Cícero Ferraz Cruz, Fabiana Paiva, Felipe Zene, Kristine Stiphany, Luciana Dornellas, Pedro Del Guerra, Rebeca Grinspum, Victor Gurgel e Vinícius Spira Divulgação Mais
O Museu do Pão, em Ilópolis (RS), projeto iniciado em 2005 com obra concluída em 2007. O Moinho Colognese data do começo do século passado e foi construído inteiramente em madeira (Araucária angustifolia) por uma família de imigrantes italianos do Vêneto. Após a morte do moleiro no final da década de 1990, o moinho foi abandonado Nelson Kon/ Divulgação Mais
O Museu do Pão, em Ilópolis (RS), projeto iniciado em 2005 com obra concluída em 2007. Em 2004 fundou-se num ato primário a Associação dos Amigos dos Moinhos do Alto Taquari. Foram comprados o moinho e o seu terreno e iniciou-se o projeto do Moinho de Ilópolis com patrocínio da Nestlé Brasil. Ele foi então restaurado em convênio com o IILA (Istituto Ítalo Latino Americano), recuperando seus elementos e funções originais a fim de reincorporá-lo à vida cotidiana da cidade Nelson Kon/ Divulgação Mais
O Museu do Pão, em Ilópolis (RS), projeto iniciado em 2005 com obra concluída em 2007. Os dois volumes novos, abrigando o Museu do Pão e a Escola de Confeiteiros, proporcionam ao moinho um contexto atual e o afirmam como documento arquitetônico, técnico e cultural do passado. Serviu como serena referência o antigo moinho: sua arquitetura, seus materiais, sua maquinaria, a produção, a transformação. A área do terreno é de 1011m², a área construída, 330m² (construção nova) e 200m² (restauro) Nelson Kon/ Divulgação Mais
O Museu do Pão, em Ilópolis (RS), projeto iniciado em 2005 com obra concluída em 2007. Nesta união de tradição e invenção, a museografia nasce junto à arquitetura. As primeiras "peças" do museu: o velho Moinho Colognese que voltou a funcionar, o museu e a escola, "contaminados" pela presença física e simbólica da construção centenária. Tudo contribuirá como objeto expositivo: a estrutura dos edifícios, os fechamentos, o controle de luz, os passadiços, os materiais empregados, os suportes para exposição, as peças expostas (ferramentas da culinária, documentos, fotografias coletadas na região). Integraram a equipe do projeto Francisco Fanucci, Marcelo Ferraz, Anselmo Turazzi, Anne Dieterich, Cícero Ferraz Cruz, Luciana Dornellas, Fabiana Fernandes Paiva, João Grinspum Ferraz, Bruno Levy, Carol Silva Moreira, Gabriel Rodrigues Grinspum, Pedro Del Guerra, Victor Gurgel e Vinícius Spira Nelson Kon/ Divulgação Mais
A Praça das Artes, projeto de 2006 para as ruas Conselheiro Crispiniano, Formosa e Avenida São João, em São Paulo (SP). O conjunto de edifícios deve ocupar um área de 28.461,63 m² e abrigar os anexos do Teatro Municipal: Orquestras Sinfônica Municipal e Experimental de Repertório, Corais Lírico e Paulistano, Balé da Cidade, Escolas de Música e de Dança, Centro de Documentação Artística, Museu do Teatro Municipal, Administração, Salas de Recitais, áreas de convivência e estacionamento Divulgação Mais
A Praça das Artes, projeto de 2006 para as ruas Conselheiro Crispiniano, Formosa e Avenida São João, em São Paulo (SP). A partir do centro do terreno o novo edifício se desenvolve em três direções - Vale do Anhangabaú (rua Formosa), avenida São João e rua Conselheiro Crispiniano. Um grande edifício em concreto aparente pigmentado ocre será o elemento principal a estabelecer o novo diálogo, não somente com a vizinhança, mas com os próprios remanescentes que permanecerão (reformados) como parte integrante do conjunto, que são o Conservatório Dramático e Musical, seu edifício anexo aos fundos e a fachada do Cine Cairo. Integram a equipe do projeto Francisco Fanucci, Marcelo Ferraz, Marcos Cartum, Cicero Ferraz Cruz, Carol Silva Moreira, Luciana Dornellas, Fabiana Paiva, Anne Dieterich, Gabriel Rodrigues Grinspum, Pedro Del Guerra, Thomas Kelley, Victor Gurgel e Vinícius Spira Divulgação Mais
O Museu Rodin em Salvador (BA), projeto iniciado em 2002 com obra concluída em 2006. A primeira filial do museu fora da França precisou atender requisitos técnicos para acolher cerca de setenta peças originais em gesso, parte do acervo do museu em Paris Nelson Kon/ Divulgação Mais
O Museu Rodin em Salvador (BA), projeto iniciado em 2002 com obra concluída em 2006. Tanto o restauro do palacete como as novas intervenções tiveram como objetivo dotar a edificação da infra-estrutura necessária, adequando os espaços às atividades previstas para o museu: ação educativa e recepção, localizadas no pavimento térreo; áreas de exposição para as peças da coleção Rodin, previstas para os dois pavimentos superiores; atividades administrativas instaladas no sótão, recuperado para o uso e com nova escada de acesso Nelson Kon/ Divulgação Mais
O Museu Rodin em Salvador (BA), projeto iniciado em 2002 com obra concluída em 2006. Para acolher a reserva técnica, os espaços para exposições temporárias e um café-restaurante, foi previsto um anexo com a mesma área construída do palacete. Dois edifícios que conversam num jardim centenário, definem um espaço cultural que se pretende ponto de encontro e área de convívio Nelson Kon/ Divulgação Mais
O Museu Rodin em Salvador (BA), projeto iniciado em 2002 com obra concluída em 2006. Área do terreno é de 4850 m², e a construída é 1575m² (edifício existente) e 1480m² (edifício novo). Fizerm parte da equipe do projeto Francisco Fanucci, Marcelo Ferraz, Cícero Ferraz Cruz, Albert Sugai, Bruno Levy, Gabriel Grinspum e Rodrigo Izecson Nelson Kon/ Divulgação Mais
O projeto da Nova Sede da Comunidade Shalom, na Rua Fiandeiras, em São Paulo (SP). Com uma área de 4.300m², traz dois grandes muros de concreto construídos com as mais variadas pedras das mais variadas procedências e cores - arenito, granito, basalto, mármore, calcário, etc. O edifício implantado no sentido longitudinal do terreno, com entrada principal pela Rua das Fiandeiras e entrada secundária pela Rua Cavazzola, é alinhado com o muro das casas adjacentes, com o objetivo de liberar o máximo de espaço de jardim no recuo junto ao belo arvoredo da Rua Ribeirão Claro Divulgação Mais
O projeto da Nova Sede da Comunidade Shalom, na Rua Fiandeiras, em São Paulo (SP). O pavimento térreo, incluindo o jardim gramado, será implantado numa cota elevada 1m acima do nível das ruas circundantes, como um platô flutuante. Abaixo, dois pavimentos de garagens e algumas áreas de apoio; acima, três pavimentos para abrigar o programa proposto; na cobertura, duas quadras esportivas descobertas. Integraram a equipe do projeto iniciado em 2007 Francisco Fanucci, Marcelo Ferraz, Anne Dieterich, Carol Moreira, Cícero Cruz, Fabiana Paiva, Gabriel Grinspum, Luciana Dornellas, Marcos Cartum, Pedro Del Guerra, Thomas Kelley, Victor Gurgel e Vinícius Spira Divulgação Mais
O projeto do Teatro Engenho Central, em Piracicaba (SP), iniciado em 2009. Com uma área de 2850 m², o Engenho Central está implantado na margem direita do rio Piracicaba, de onde se vê o centro da cidade do outro lado. Seus volumes em tijolo aparente oferecem uma visão impressionante, com a presença do rio espelhando suas luzes e compondo um cenário que singulariza a paisagem urbana de Piracicaba. O conjunto mantém-se com a integridade de quando foi desativado, como cidadela resistente às grandes mudanças por que passou seu entorno nas últimas décadas Divulgação Mais
O projeto do Teatro Engenho Central, em Piracicaba (SP), iniciado em 2009. Um dos galpões mais antigos do conjunto, conhecido como "Número Seis", será restaurado e adaptado para receber um teatro multifuncional. O projeto tem como fundamento básico a preservação da memória do antigo engenho aliada ao perfeito funcionamento de um teatro contemporâneo. Integram a equipe do projeto Francisco Fanucci, Marcelo Ferraz; Gabriel Grinspum; Anne Dieterich, Anselmo Turazzi, Beatriz Marques, Cícero Ferraz Cruz, Fabiana Fernandes Paiva, Felipe Zene, Gabriel Mendonça, Kristine Stiphany, Luciana Dornellas, Pedro Del Guerra, Rebeca Grinspum, Victor Gurgel e Vinícius Spira Divulgação Mais
O projeto de Vila Nova Esperança, em Salvador (BA), iniciado em 2007, foca em habitações novas e restauro e readequação de casarões para habitação; cozinha, biblioteca, estúdio multimídia e oficina comunitários em uma área de 8.549,30 m². São 66 famílias - quase 150 pessoas - vivendo em ruínas de antigas construções e barracos de madeira e alvenaria, em condições de extrema precariedade. É uma comunidade organizada, com lideranças eleitas numa diretoria representativa, que faz o diálogo com as autoridades publicas Divulgação Mais
O projeto de Vila Nova Esperança, em Salvador (BA), iniciado em 2007, foca em habitações novas e restauro e readequação de casarões para habitação; cozinha, biblioteca, estúdio multimídia e oficina comunitários em uma área de 8.549,30 m². Integram a equipe do projeto Francisco Fanucci e Marcelo Ferraz; Anne Dieterich, Carol Silva Moreira, Cícero Ferraz Cruz, Fabiana Paiva, Felipe Zene, Gabriel Grinspum, Kristine Stiphany, Luciana Dornellas, Márcio Targa, Pedro Del Guerra, Pedro Vannucchi, Victor Gurgel e Vinícius Spira Divulgação Mais

Brasil Arquitetura: Exposição reúne 30 anos de trabalho

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