Informações sobre o álbums
  • editoria:Construção e Reforma
  • galeria: "Pequena Escala, Grande Mudança" - MoMA, Nova York (03/10/2010 - 03/01/2011)
  • link: http://mulher.uol.com.br/casa-e-decoracao/album/moma_expo_small_scale_album.htm
  • totalImagens: 35
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    • Construção e Reforma [60127];
Fotos
<b>METI - Escola feita à mão, Bangladesh:</b> a estrutura de dois andares da escola é feita basicamente de terra, material tradicional das construções locais, à qual foram acrescidas argila, areia e palha para melhorar a durabilidades. Os arquitetos alemães Anna Heringer e Eike Roswag também executaram uma fundação de tijolos e usaram mantas plásticas para proteger a estrutura da umidade. No andar superior, as paredes foram feitas com treliça de bambu para não pesar sobre a estrutra Kurt Hörbst / Divulgação Mais
<b>METI - Escola feita à mão, Bangladesh:</b> a estrutura de dois andares da escola é feita basicamente de terra, material tradicional das construções locais, à qual foram acrescidas argila, areia e palha para melhorar a durabilidades. Os arquitetos alemães Anna Heringer e Eike Roswag também executaram uma fundação de tijolos e usaram mantas plásticas para proteger a estrutura da umidade. No andar superior, as paredes foram feitas com treliça de bambu para não pesar sobre a estrutra Kurt Hörbst / Divulgação Mais
<b>METI - Escola feita à mão, Bangladesh:</b>a estrutura de dois andares da escola é feita basicamente de terra, material tradicional das construções locais, à qual foram acrescidas argila, areia e palha para melhorar a durabilidades. Os arquitetos alemães Anna Heringer e Eike Roswag também executaram uma fundação de tijolos e usaram mantas plásticas para proteger a estrutura da umidade. No andar superior, as paredes foram feitas com treliça de bambu para não pesar sobre a estrutra Divulgação Mais
<b>METI - Escola feita à mão, Bangladesh:</b> a estrutura de dois andares da escola é feita basicamente de terra, material tradicional das construções locais, à qual foram acrescidas argila, areia e palha para melhorar a durabilidades. Os arquitetos alemães Anna Heringer e Eike Roswag também executaram uma fundação de tijolos e usaram mantas plásticas para proteger a estrutura da umidade. No andar superior, as paredes foram feitas com treliça de bambu para não pesar sobre a estrutra Kurt Hörbst / Divulgação Mais
<b>Conjunto Habitacional Quinta Monroy, Iquique, Chile</b> Liderado pelo arquiteto chileno Alejandro Aravena, o grupo Elemental recebeu do governo do Chile a proposta de criar moradia para 100 famílias na cidade de Iquique. Com um orçamento de US$ 7.500 por unidade, o grupo desenvolveu casas geminadas, deixando em cada uma delas, área para acomodar ampliações feitas pelos moradores. A partir desse modelo, o Elemental já construiu mais de mil casas na América do Sul e há mais mil em projeto e construção Tadeuz Jalocha / Divulgação Mais
<b>Conjunto Habitacional Quinta Monroy, Iquique, Chile</b> Liderado pelo arquiteto chileno Alejandro Aravena, o grupo Elemental recebeu do governo do Chile a proposta de criar moradia para 100 famílias na cidade de Iquique. Com um orçamento de US$ 7.500 por unidade, o grupo desenvolveu casas geminadas, deixando em cada uma delas, área para acomodar ampliações feitas pelos moradores. A partir desse modelo, o Elemental já construiu mais de mil casas na América do Sul e há mais mil em projeto e construção Cristobal Palma / Divulgação Mais
<b>Conjunto Habitacional Quinta Monroy, Iquique, Chile</b> Liderado pelo arquiteto chileno Alejandro Aravena, o grupo Elemental recebeu do governo do Chile a proposta de criar moradia para 100 famílias na cidade de Iquique. Com um orçamento de US$ 7.500 por unidade, o grupo desenvolveu casas geminadas, deixando em cada uma delas, área para acomodar ampliações feitas pelos moradores. A partir desse modelo, o Elemental já construiu mais de mil casas na América do Sul e há mais mil em projeto e construção Cristobal Palma / Divulgação Mais
<b>Escola Primária em Gando, Burkina Faso:</b> por causa da distância e do preço do material industrializado, o arquiteto Keébédo Francis Kéré se voltou para técnicas tradicionais de construção, como os tijolos feitos de lama. A cobertura forma um largo beiral para proteger as paredes do sol e da chuva. A comunidade participou da construção que obteve reconhecimento internacional. Desde sua conclusão, em 2001, a escola ganhou um anexo e casas para professores construídos com as mesmas técnicas Siméon Duchoud/Aga Khan Trust for Culture / Divulgação Mais
<b>Escola Primária em Gando, Burkina Faso:</b> por causa da distância e do preço do material industrializado, o arquiteto Keébédo Francis Kéré se voltou para técnicas tradicionais de construção, como os tijolos feitos de lama. A cobertura forma um largo beiral para proteger as paredes do sol e da chuva. A comunidade participou da construção que obteve reconhecimento internacional. Desde sua conclusão, em 2001, a escola ganhou um anexo e casas para professores construídos com as mesmas técnicas Siméon Duchoud/Aga Khan Trust for Culture / Divulgação Mais
<b>Escola Primária em Gando, Burkina Faso:</b> por causa da distância e do preço do material industrializado, o arquiteto Keébédo Francis Kéré se voltou para técnicas tradicionais de construção, como os tijolos feitos de lama. A cobertura forma um largo beiral para proteger as paredes do sol e da chuva. A comunidade participou da construção que obteve reconhecimento internacional. Desde sua conclusão, em 2001, a escola ganhou um anexo e casas para professores construídos com as mesmas técnicas Divulgação Mais
<b>Escola Primária em Gando, Burkina Faso:</b> por causa da distância e do preço do material industrializado, o arquiteto Keébédo Francis Kéré se voltou para técnicas tradicionais de construção, como os tijolos feitos de lama. A cobertura forma um largo beiral para proteger as paredes do sol e da chuva. A comunidade participou da construção que obteve reconhecimento internacional. Desde sua conclusão, em 2001, a escola ganhou um anexo, e casas para professores foram construídas com as mesmas técnicas Siméon Duchoud/Aga Khan Trust for Culture / Divulgação Mais
<b>Habitação para os pescadores de Tiro, Líbano:</b> quando a cidade de Tiro, no Líbano, foi declarada Patrimônio Mundial pela UNESCO, foram estabelecidas rígidas regras para a ocupação da orla. Um grupo de pescadores formou uma cooperativa habitacional e conseguiu que o arquiteto Hashim Sarkis desenvolvesse o projeto de um novo conjunto residencial. Os nove modernos blocos voltam-se para um pátio central, num equilíbrio de espaços privados e públicos condizente com o estilo de vida da comunidade Hashim Sarkis A.L.U.D. / Divulgação Mais
<b>Habitação para os pescadores de Tiro, Líbano:</b> quando a cidade de Tiro, no Líbano, foi declarada Patrimônio Mundial pela UNESCO, foram estabelecidas rígidas regras para a ocupação da orla. Um grupo de pescadores formou uma cooperativa habitacional e conseguiu que o arquiteto Hashim Sarkis desenvolvesse o projeto de um novo conjunto residencial. Os nove modernos blocos voltam-se para um pátio central, num equilíbrio de espaços privados e públicos condizente com o estilo de vida da comunidade Joumana Jamhouri / Divulgação Mais
<b>Habitação para os pescadores de Tiro, Líbano:</b> quando a cidade de Tiro, no Líbano, foi declarada Patrimônio Mundial pela UNESCO, foram estabelecidas rígidas regras para a ocupação da orla. Um grupo de pescadores formou uma cooperativa habitacional e conseguiu que o arquiteto Hashim Sarkis desenvolvesse o projeto de um novo conjunto residencial. Os nove modernos blocos voltam-se para um pátio central, num equilíbrio de espaços privados e públicos condizente com o estilo de vida da comunidade Joumana Jamhouri / Divulgação Mais
<b>Habitação para os pescadores de Tiro, Líbano:</b> quando a cidade de Tiro, no Líbano, foi declarada Patrimônio Mundial pela UNESCO, foram estabelecidas rígidas regras para a ocupação da orla. Um grupo de pescadores formou uma cooperativa habitacional e conseguiu que o arquiteto Hashim Sarkis desenvolvesse o projeto de um novo conjunto residencial. Os nove modernos blocos voltam-se para um pátio central, num equilíbrio de espaços privados e públicos condizente com o estilo de vida da comunidade Hashim Sarkis A.L.U.D. / Divulgação Mais
<b>Complexo de Manguinhos, Rio de Janeiro:</b> Com cerca de dez favelas, Manguinhos, na zona norte do Rio, foi alvo de um estudo solicitado pela prefeitura da cidade a Jorge Mario Jáuregui. Resultou desse trabalho o plano de elevação de uma linha ferroviária adjacente à avenida principal do bairro para criação de um parque. Assim, removeu-se um obstáculo que separava - ainda que psicologicamente - Manguinhos do restante da cidade, além de criar um espaço público de lazer. O projeto está em execução Robson Coutinho / Divulgação Mais
<b>Complexo de Manguinhos, Rio de Janeiro:</b> Com cerca de dez favelas, Manguinhos, na zona norte do Rio, foi alvo de um estudo solicitado pela prefeitura da cidade a Jorge Mario Jáuregui. Resultou desse trabalho o plano de elevação de uma linha ferroviária adjacente à avenida principal do bairro para criação de um parque. Assim, removeu-se um obstáculo que separava - ainda que psicologicamente - Manguinhos do restante da cidade, além de criar um espaço público de lazer. O projeto está em execução Jorge Mario Jáuregui / Divulgação Mais
<b>Complexo de Manguinhos, Rio de Janeiro:</b> Com cerca de dez favelas, Manguinhos, na zona norte do Rio, foi alvo de um estudo solicitado pela prefeitura da cidade a Jorge Mario Jáuregui. Resultou desse trabalho o plano de elevação de uma linha ferroviária adjacente à avenida principal do bairro para criação de um parque. Assim, removeu-se um obstáculo que separava - ainda que psicologicamente - Manguinhos do restante da cidade, além de criar um espaço público de lazer. O projeto está em execução Gabriel Jáuregui / Divulgação Mais
<b>Transformação do Tour Bois-le-Pêtre, Paris:</b> os arquitetos Frédéric Druot, Anne Lacaton e Jean Phillippe Vassal desenvolveram o projeto para remodelar um edifício residencial, de aspecto monótono e uso pouco funcional, construído pelo Estado no pós-guerra. Aumentaram a área dos apartamentos em 15% adicionando uma laje por andar e envolveram todo o prédio com nova estrutura externa, pré-fabricada. Nos interiores, modificaram as plantas para melhor adaptá-las às necessidades dos moradores atuais Druot, Lacaton & Vassal / Divulgação Mais
<b>Transformação doTour Bois-le-Pêtre, Paris:</b> os arquitetos Frédéric Druot, Anne Lacaton e Jean Phillippe Vassal desenvolveram o projeto para remodelar um edifício residencial, de aspecto monótono e uso pouco funcional, construído pelo Estado no pós-guerra. Aumentaram a área dos apartamentos em 15% adicionando uma laje por andar e envolveram todo o prédio com nova estrutura externa, pré-fabricada. Nos interiores, modificaram as plantas para melhor adaptá-las às necessidades dos moradores atuais Druot, Lacaton & Vassal / Divulgação Mais
<b>Transformação do Tour Bois-le-Pêtre, Paris:</b> os arquitetos Frédéric Druot, Anne Lacaton e Jean Phillippe Vassal desenvolveram o projeto para remodelar um edifício residencial, de aspecto monótono e uso pouco funcional, construído pelo Estado no pós-guerra. Aumentaram a área dos apartamentos em 15% adicionando uma laje por andar e envolveram todo o prédio com nova estrutura externa, pré-fabricada. Nos interiores, modificaram as plantas para melhor adaptá-las às necessidades dos moradores atuais Druot, Lacaton & Vassal / Divulgação Mais
<b>Inner City Arts, Los Angeles, EUA:</b> localizado em uma região desprivilegiada da cidade, o campus do projeto Inner City Arts, que oferece um refúgio criativo a jovens em situação de risco, foi construído ao longo de 15 anos com projetos do arquiteto Michael Maltzan. As edificações têm formas geométricas abstratas; o pátio principal proporciona uma área de lazer segura. A cor branca foi usada para denunciar o menor sinal de falta de manutenção, exigindo o comprometimento de todos Iwan Baan / Divulgação Mais
<b>Inner City Arts, Los Angeles, EUA:</b> localizado em uma região desprivilegiada da cidade, o campus do projeto Inner City Arts, que oferece um refúgio criativo a jovens em situação de risco, foi construído ao longo de 15 anos com projetos do arquiteto Michael Maltzan. As edificações têm formas geométricas abstratas; o pátio principal proporciona uma área de lazer segura. A cor branca foi usada para denunciar o menor sinal de falta de manutenção, exigindo o comprometimento de todos Mais
<b>Inner City Arts, Los Angeles, EUA:</b> localizado em uma região desprivilegiada da cidade, o campus do projeto Inner City Arts, que oferece um refúgio criativo a jovens em situação de risco, foi construído ao longo de 15 anos com projetos do arquiteto Michael Maltzan. As edificações têm formas geométricas abstratas; o pátio principal proporciona uma área de lazer segura. A cor branca foi usada para denunciar o menor sinal de falta de manutenção, exigindo o comprometimento de todos Mais
<b>Museum of Sruggle, Port Elizabeth, África do Sul:</b> Desenvolvido em 1998 pelo escritório sul-africano Noero Wolff Architects, o projeto de reurbanização do distrito industrial de Red Location, em Port Elizabeth, um dos centros do movimento antiapartheid, incluía a construção do Museum of Struggle (museu da luta, numa tradução livre). Erguido com concreto e aço, o edifício de aspecto utilitário se mescla ao entorno. Por dentro, galerias de aço corrugado e enferrujado abrigam instalações temporárias Iwan Baan / Divulgação Mais
<b>Museum of Sruggle, Port Elizabeth, África do Sul:</b> Desenvolvido em 1998 pelo escritório sul-africano Noero Wolff Architects, o projeto de reurbanização do distrito industrial de Red Location, em Port Elizabeth, um dos centros do movimento antiapartheid, incluía a construção do Museum of Struggle (museu da luta, numa tradução livre). Erguido com concreto e aço, o edifício de aspecto utilitário se mescla ao entorno. Por dentro, galerias de aço corrugado e enferrujado abrigam instalações temporárias Iwan Baan / Divulgação Mais
<b>Museum of Sruggle, Port Elizabeth, África do Sul:</b> Desenvolvido em 1998 pelo escritório sul-africano Noero Wolff Architects, o projeto de reurbanização do distrito industrial de Red Location, em Port Elizabeth, um dos centros do movimento antiapartheid, incluía a construção do Museum of Struggle (museu da luta, numa tradução livre). Erguido com concreto e aço, o edifício de aspecto utilitário se mescla ao entorno. Por dentro, galerias de aço corrugado e enferrujado abrigam instalações temporárias Mais
<b>Casa de 20.000 dólares, Newbern, EUA:</b> O Rural Studio é uma escola-satélite da Universidade de Auburn, no Alabama, com foco em responsabilidade social e ética aplicada na arquitetura. A escola já tem 120 projetos executados no currículo, entre esses os da Casa de 20 mil dólares, elaborados como possíveis modelos para planos de habitação rural para baixa renda. A turma de 2008/2009 desenhou a casa de 60 m² montada sobre uma plataforma e sem divisórias internas, a não ser pelo banheiro e quarto Mais
<b>Casa de 20.000 dólares, Newbern, EUA:</b> O Rural Studio é uma escola-satélite da Universidade de Auburn, no Alabama, com foco em responsabilidade social e ética aplicada na arquitetura. A escola já tem 120 projetos executados no currículo, entre esses os da Casa de 20 mil dólares, elaborados como possíveis modelos para planos de habitação rural para baixa renda. A turma de 2008/2009 desenhou a casa de 60 m² montada sobre uma plataforma e sem divisórias internas, a não ser pelo banheiro e quarto Mais
<b>Casa de 20.000 dólares, Newbern, EUA:</b> O Rural Studio é uma escola-satélite da Universidade de Auburn, no Alabama, com foco em responsabilidade social e ética aplicada na arquitetura. A escola já tem 120 projetos executados no currículo, entre esses os da Casa de 20 mil dólares, elaborados como possíveis modelos para planos de habitação rural para baixa renda. A turma de 2008/2009 desenhou a casa de 60 m² montada sobre uma plataforma e sem divisórias internas, a não ser pelo banheiro e quarto Rural Studio, Auburn University / Divulgação Mais
<b>Casa de 20.000 dólares, Newbern, EUA:</b> O Rural Studio é uma escola-satélite da Universidade de Auburn, no Alabama, com foco em responsabilidade social e ética aplicada na arquitetura. A escola já tem 120 projetos executados no currículo, entre esses os da Casa de 20 mil dólares, elaborados como possíveis modelos para planos de habitação rural para baixa renda. A turma de 2008/2009 desenhou a casa de 60 m² montada sobre uma plataforma e sem divisórias internas, a não ser pelo banheiro e quarto Rural Studio, Auburn University / Divulgação Mais
<b>Salas de Estar na Fronteira e Moradia para Idosos com Creche, São Isidro, EUA:</b> São Isidro é uma cidade americana ao norte da fronteira com o México. Em 2001, o arquiteto Teddy Cruz, com a ONG Casa Familiar, desenvolveu um projeto-piloto de habitação para a cidade integrando a forma como a população (muitos imigrantes ilegais) ocupa o espaço. Em 2011, serão construídos dois projetos com apartamentos de baixo custo com espaços multiuso e conectados por passeios arborizados Estudio Teddy Cruz / Divulgação Mais
<b>Teleféricos, Caracas:</b> as montanhas ao redor da capital venezuelana são habitadas pela população mais pobre da cidade e não têm nenhuma conexão com o sistema de transporte público. Em 2003, os arquitetos Alfredo Brillembourg e Hubert Klumpner, fundadores do grupo Urban Think Tank, propôs ligar os <i>barrios</i> com os sistema de metrô de Caracas por teleféricos. Em 2006 o governo venezuelano iniciou a implantação do sistema e o primeiro serviço regular começou em janeiro de 2010 Iwan Baan / Divulgação Mais
<b>Teleféricos, Caracas:</b> as montanhas ao redor da capital venezuelana são habitadas pela população mais pobre da cidade e não têm nenhuma conexão com o sistema de transporte público. Em 2003, os arquitetos Alfredo Brillembourg e Hubert Klumpner, fundadores do grupo Urban Think Tank, propôs ligar os <i>barrios</i> com os sistema de metrô de Caracas por teleféricos. Em 2006 o governo venezuelano iniciou a implantação do sistema e o primeiro serviço regular começou em janeiro de 2010 Iwan Baan / Divulgação Mais
<b>Teleféricos, Caracas:</b> as montanhas ao redor da capital venezuelana são habitadas pela população mais pobre da cidade e não têm nenhuma conexão com o sistema de transporte público. Em 2003, os arquitetos Alfredo Brillembourg e Hubert Klumpner, fundadores do grupo Urban Think Tank, propôs ligar os <i>barrios</i> com os sistema de metrô de Caracas por teleféricos. Em 2006 o governo venezuelano iniciou a implantação do sistema e o primeiro serviço regular começou em janeiro de 2010 Urban-Think Tank / Divulgação Mais

"Pequena Escala, Grande Mudança" - MoMA, Nova York (03/10/2010 - 03/01/2011)

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