UOL Estilo Casa e Imóveis

07/09/2011 - 07h00

Como deixar o living menos formal e mais agradável para usá-lo no dia a dia?

  • Marcel Steiner recomenda à leitora que pinte todas as paredes da sala de branco, inclusive<br> a que tem textura, que deve ser removida para a superfície ficar lisa. Almofadas e xales cor<br> de laranja devem ser trocados por outros mais informais e coloridos, sem combinar

    Marcel Steiner recomenda à leitora que pinte todas as paredes da sala de branco, inclusive
    a que tem textura, que deve ser removida para a superfície ficar lisa. Almofadas e xales cor
    de laranja devem ser trocados por outros mais informais e coloridos, sem combinar

A leitora do UOL Casa e Imóveis, Célia Monteiro, tem um sala ampla, com dois ambientes: um para receber os amigos e o outro de jantar. A sala de TV fica atualmente em um ambiente que em breve será transformado em quarto de bebê. Célia quer uma sala menos formal, bonita para receber e confortável para assistir televisão. E mais clean, com novos detalhes e novas cores. Veja abaixo nossas recomendações para que ela tenha uma nova sala.

Novas cores

Renovar a casa é uma delícia. Nada é para sempre. E de tempos em tempos é preciso dar uma repaginada nas paredes, móveis e tecidos. Chegou a vez de Célia. A predominância do laranja e dos detalhes de gesso deixam a sala muito austera e pesada.

Minha primeira sugestão é uma pintura geral de branco. Deixaria todas as paredes brancas mesmo. A parede laranja atrás da sala de jantar, onde vemos uma textura, deveria ser branca também. Mas sem nenhuma aplicação ou textura. Lisa! A ideia é criar uma base neutra para explorar cores e estampas no mobiliário e quadros.

No ambiente de estar não é preciso nenhuma grande transformação. A substituição das almofadas e xales cor de abóbora é uma estratégia rápida e de baixo custo. Um bom caminho é usar estampas divertidas e aleatórias, nada que combine muito. Use a criatividade e não tenha medo.

  • Acervo pessoal

    Além da pintura branca, Steiner recomenda que as molduras de gesso sejam removidas do forro porque elas envelhecem a sala e deixam o ambiente muito pesado

Complementos

Um detalhe que deixa a casa envelhecida são as molduras de gesso. É fácil observar que existe um excesso de ornamentação no forro. Célia deveria aproveitar a execução da pintura para remover boa parte desses detalhes, principalmente as placas de iluminação do ambiente de estar. Parte dessa iluminação pode ser compensada por abajures nas mesas laterais, peças indispensáveis em uma sala com TV.

Senti falta de obras de arte na sala de nossa leitora. Pelas fotos, ainda restam paredes peladas que deveria ser preenchidas com peças bacanas. E, mais uma vez, nada muito careta. É preciso ter ousadia para escolher quadros legais, sem remeter a motivos clássicos de outra época. 

Outro item que irá deixar a casa mais jovem são as cortinas. Na verdade, basta retirar o voil bege e manter o tecido branco. Tudo muito simples e limpo. Para completar a transformação, a mesa de centro poderia ser trocada por um grande e confortável pufe. Essa nova peça pode ter o mesmo tecido do sofá. E em ocasiões em que as visitas ficam na sala durante um evento, bandejas são uma alternativa para apoiar copos e petiscos.

Algum ambiente da sua casa está mal resolvido?

O designer de interiores Marcel Steiner tira dúvidas sobre como aproveitar o espaço, dispor móveis e objetos.

Envie suas fotos* ou perguntas.

Marcel Steiner

Marcel Steiner é designer de interiores e mestre em história e crítica da arquitetura pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP

ou

* As fotos enviadas para o designer serão submetidas a uma seleção. Aquelas que não forem publicadas com o artigo, não poderão ser avaliadas individualmente.

Dúvidas e Soluções - Decoração

Hospedagem: UOL Host