UOL Estilo Casa e Imóveis

30/06/2011 - 17h25

Como deve ser feita a manutenção do gramado durante o inverno?

  • Depois e tirar as ervas daninha e cortar a grama, remova os restos com um ancinho ou um restelo: isso melhora a aeração e a luminosidade, além, de diminuir a temperatura e umidade da grama, eliminando os fatores que facilitam o surgimento de doenças

    Depois e tirar as ervas daninha e cortar a grama, remova os restos com um ancinho ou um restelo: isso melhora a aeração e a luminosidade, além, de diminuir a temperatura e umidade da grama, eliminando os fatores que facilitam o surgimento de doenças

Muita gente fica preocupada com o gramado durante o inverno e, às vezes, até exagera nos cuidados. Nos meses frios, a grama merece realmente uma atenção especial: limpeza, aeração e cobertura, mas sem dramas!

  • Getty Images

    A primeira providência é retirar manualmente
    as ervas daninhas; em seguida, corte a grama

Abaixo, três passos para esses cuidados:

1. Limpeza: deve começar com a retirada das ervas daninhas, de preferência manualmente, para que sejam arrancadas as raízes. Depois disso, a grama pode ser aparada.

2. Aeração: durante o inverno é preciso garantir a aeração do gramado. Portanto, após o corte, é recomendável recolher o excesso de aparas. Retire os restos do corte com um ancinho ou um restelo. Essa tarefa vai melhorar a aeração e a luminosidade e diminuir a temperatura e umidade da grama, eliminando os fatores que facilitam o surgimento de doenças.

Outra medida que contribui para aumentar a circulação de ar entre as raízes é fazer perfurações finas e profundas no solo, manualmente, usando uma ferramenta apropriada, como o garfo. É preciso, entretanto, tomar cuidado para não perfurar e danificar as folhas.

3. Cobertura: em algumas regiões onde o inverno não é muito rigoroso, costuma-se dispensar a cobertura do gramado. Entretanto a prática não é indicada apenas como proteção contra o frio e geadas. A cobertura com terra vegetal incorpora ao solo alguns nutrientes e também ajuda a nivelar o gramado, cobrindo eventuais buracos.

Não é preciso adicionar adubo à terra -nesta época a grama está em estado de repouso e a adubação não será bem aproveitada. Também não é preciso "soterrar" a grama: uma camada de no máximo três centímetros de altura é suficiente para cumprir a função. Caso o gramado apresente falhas, aproveite para corrigi-las antes da cobertura, completando as áreas com pedaços de placas de grama da mesma espécie. Após a cobertura, regue o gramado para ajudar a incorporar a terra.

Não deixe de pensar que, para cada função, existe um tipo de grama. Caso você tenha dúvidas sobre a qualidade de grama que deve usar no seu jardim, mande sua dúvida pra gente!

Alessandro Terracini

Alessandro Terracini é engenheiro agrônomo e paisagista, proprietário da Terracini Paisagismo.

Índice geral de artigos de jardinagem

Dúvidas e Soluções - Jardinagem

Hospedagem: UOL Host