UOL Estilo Casa e Imóveis

Caixa de gordura

Caixa instalada nas saídas das canalizações de pias de cozinhas para armazenar gordura.

Caixilhos

Parte da esquadria que sustenta e guarnece os vidros de portas e janelas.

Calefação

Sistema de aquecimento em áreas fechadas comumente utilizado em países de clima temperado e frio. São exemplos desde lareiras até radiadores e pisos térmicos.

Calhas

Dutos geralmente instalados nos telhados que encaminham as águas de chuva a condutores verticais para escoamento.

Canteiro de obras

Nas obras, espaço reservado para comportar alojamentos, oficinas, almoxarifado de materiais e equipamentos e outras áreas provisórias.

Carta de crédito

Documento emitido pelo banco ao pretendente de financiamento imobiliário após aprovação de crédito. Permite a esse candidato assinar um compromisso de compra e venda do imóvel com o proprietário.

Carteira hipotecária

Modalidade de crédito imobiliário cujos parâmetros são definidos livremente pelo mercado, incluindo prazo do contrato, taxa de juros e valor limite a ser financiado.

Certidão de registro de imóveis

Documento expedido por Cartório de Registro de Imóveis que atesta a regularidade de um imóvel e aponta eventuais ônus que pesem sobre ele.

Classicismo

Tendência artística que resgata formas e elementos decorativos ligados à antiguidade greco-romana. A arquitetura clássica busca harmonia entre os componentes do edifício por meio da simetria e proporção entre as partes que compõem uma construção. Foi na Renascença que o Classicismo foi adotado pela primeira vez desde a antiguidade. Alguns dos principais nomes do Classicismo foram o arquiteto Leon Battista Alberti, Michelangelo, e Andrea Palladio.

Clorofila

Substância que confere cor verde às plantas, capaz de absorver energia da luz solar e, com ela, transformar dióxido de carbono e água em oxigênio.

Cobertura

Apartamento do último andar de um prédio, construído sobre a laje de cobertura.

Cobertura verde

Solução paisagística que utiliza jardins e gramados como cobertura de uma construção, em substituição às tradicionais lajes e telhas.

Código de obras e edificações

Legislação municipal que determina regras gerais e específicas a serem obedecidas em um projeto, incluindo procedimentos administrativos, executivos, licenciamento e utilização de equipamentos na obra.

Coluna

Elemento vertical feito de concreto simples ou armado, aço, madeira ou alvenaria onde são descarregadas as cargas verticais da estrutura de uma construção. O mesmo que pilar.

Condomínio

Conjunto constituído por apartamentos, casas ou edifícios em que moradores partilham áreas e equipamentos comuns.

Contrafortes

Reforço construído em alvenaria, como um muro, junto a uma parede, para sustentar a pressão de uma abóbada, terraços ou outros esforços. É comum o contraforte trabalhar em conjunto com um arcobotante.

Contrapiso

Camada com função impermeabilizante composta de concreto ou argamassa, instalada logo abaixo do revestimento aparente do piso.

Cumeeira

A divisória que se encontra na parte mais alta de um telhado. O mesmo que cumeada ou cavalete do telhado.

Hospedagem: UOL Host