UOL Estilo Casa e Imóveis

21/08/2010 - 06h00

Quais as opções para cercar varandas e escadas?

Em primeiro lugar, precisamso explicar o que são guarda-corpos. Guarda corpos são as proteções que evitam que as pessoas caiam de um lugar alto e aberto, como uma sacada. Na construção civil são utilizados em muitas situações, o que exige dos profissionais muita criatividade e bom senso. A presença dos guarda-corpos dependendo da quantidade de andares de uma casa, da quantidade de escadas ou de quão acidentado é o terreno. Além disso, dependendo da situação, diferentes modelos são demandados.

Para podermos pensar em guarda-corpos, é preciso primeiro tentar entendê-los dividindo-os em partes. Os guarda-corpos possuem em geral um elemento vertical que o suporta na posição correta. Também costumam ter, embora não necessariamente, elementos horizontais, que se ligam aos elementos verticais, formando uma “moldura”. Muitas vezes essa “moldura” é preenchida por um elemento que pode ser chamado de fechamento. Na porção superior dos guarda-corpos, dependendo de sua localização e utilização, também pode aparecer uma barra horizontal continua a qual chamamos de corrimão. O corrimão é necessário sempre quando houver tráfego de pessoas ao longo do guarda-corpo, como acontece em uma escada.

Materiais

Embora os elementos descritos acima sejam fundamentais para se entender o conceito de guarda-corpos, existem muitos tipos de guarda corpos que utilizam apenas parte desses elementos. Um guarda corpo pode ser composto apenas de ripas verticais de madeira, ou de montantes verticais metálicos ligados por cabos de aço, que atuam como elemento horizontal e de fechamento ao mesmo tempo. Tudo depende da criatividade do projetista e da melhor forma de harmonizá-lo com o conjunto arquitetônico.

Os materiais dos guarda corpos também variam muito e podem ser combinados obtendo-se resultados incríveis. Os materiais mais utilizados em guarda corpos são a madeira, o aço inox, o aço comum, vidro, telas perfuradas, expandidas, alambrados, cabos de aço, alvenaria e drywall, entre muitas outras possibilidades. Para evitar dores de cabeça com manutenção, tenha sempre em mente que o guarda-corpo precisa ser seguro e durável: considere se ele está em uma área externa, se toma chuva, se fica em uma área interna.

Outro aspecto que se deve considerar ao projetar um guarda corpo é a questão estrutural. É claro que um guarda corpo de alvenaria fica estável com facilidade, mas e um guarda corpo metálico, bem esbelto? Ele para em pé? Ele vai aguentar se alguém se apoiar nele? Essas questões são fundamentais para a elaboração de bons guarda-corpos, e o ideal é deixar isso a cargo de um profissional, especialmente se o desejo é ter um guarda corpo leve e transparente. Lembre-se que a segurança é sempre um fator importante, visto que sua função é impedir que alguém caia de algum lugar.

A norma

Embora exista uma ampla gama de materiais e combinações possíveis para realizar guarda-corpos, existe uma regulamentação no Brasil para a execução desses proteções. A norma que regula os guarda corpos é a NBR 14.718 de 2008, e estipula uma série de medidas para que os guarda-corpos sejam o mais seguros possível.

Não existe apenas uma regra geral para guarda-corpos: elas variam conforme o local e a utilização. Os guarda-corpos de uma residência seguem especificações diferentes dos de uma escola pública, por exemplo. Mas uma questão comum é a altura mínima, de um metro, maior do que a altura média observada na sacada de diversos prédios e construções mais antigas.

O importante ao se pensar em guarda-corpos é que eles são necessários em vários casos e fazem parte da concepção de sua residência. Não deixe para pensar nisso na última hora e cobre um desenho interessante de seu arquiteto ou engenheiro. Alem das questões de segurança, ele sempre será uma parte fundamental da estética de seu projeto.

Rodrigo Marcondes Ferraz

Fernando Forte e Rodrigo Marcondes Ferraz são arquitetos formados pela FAU-USP e sócios do escritório Forte Gimenes Marcondes Ferraz (www.fgmf.com.br)

Índice geral de artigos de arquitetura

Tire suas dúvidas - Arquitetura

Hospedagem: UOL Host