Onde estou?
- Marília Brunetti de Campos Veiga
Identificação da obra | Apartamento na Zona Sul |
Localização | São Paulo (SP) |
Autor (arquitetura) | Marília Brunetti de Campos Veiga |
Área Construída | 305m² |
Início do Projeto | maio de 2011 |
Conclusão da Obra | novembro de 2011 |
Projeto | Marília Brunetti de Campos Veiga |
Construção | Construtora Diacov |
Projeto Luminotécnico | Lumini |
Com planta privilegiada - quatro suítes, amplos espaços sociais, home theater, dois grandes terraços em posições opostas, além da farta iluminação natural proporcionada por generosas aberturas envidraçadas - este apartamento decorado por Marília Brunetti de Campos Veiga ocupa uma área de 305 m² de um condomínio de alto padrão do bairro Panamby, zona sul de São Paulo.
Situado em torno do Parque Burle Marx, o bairro é um dos mais arborizados da cidade e foi criado no final dos anos 1980, na área da chácara Tangará, antiga propriedade do empresário e playboy ítalo-brasileiro Francisco Baby Pignatari, falecido em 1977.
O edifício ainda estava em obras quando o casal proprietário, com dois filhos pequenos, procurou a designer de interiores para projetar as adaptações na planta e a decoração. Logo nos primeiros contatos, foi definido o que os clientes queriam para a nova morada: espaços amplos, integrados e sofisticados, mas acolhedores e adequados para o dia a dia e receber os amigos. “Foi um projeto completo”, conta a profissional, “fizemos toda a parte de layout, escolha dos acabamentos, desenho da marcenaria, projetos de iluminação e de automação, compra de mobiliário e decoração”.
Para ver e usar
Em seu trabalho, Marília Veiga lança mão da contemporaneidade e da funcionalidade para criar ambientes elegantes, mas sempre acolhedores. “Não crio espaços para serem apenas contemplados, mas principalmente para serem vividos”, salienta.
Na escolha do mobiliário, a designer opta pelo desenho italiano, por suas linhas retas e contemporâneas, e também por sua funcionalidade e praticidade. Na decoração, procura mesclar peças contemporâneas, de design apurado, com as de conformação mais clássica.
Pequena reforma
A planta original do apartamento sofreu algumas pequenas intervenções: a sala íntima deu lugar ao home theater e a passagem desse espaço para a cozinha foi eliminada. No mesmo ambiente, essa nova parede divisória foi “afastada” tomando 50 cm do espaço da cozinha, o suficiente para abrigar o nicho onde foi embutido o móvel para a televisão e os demais equipamentos.
A área da despensa foi também reduzida para a criação, na sala, de um segundo nicho com prateleiras. E, no espaço vazio frente ao lavabo, foi instalada a adega e um armário.
Finalmente, as duas suítes das crianças foram integradas, transformando-se em um dormitório único, contíguo a uma sala de brinquedos. Enquanto, na entrada do apartamento, o vão ganhou uma porta pivotante.
Lareira com acabamento em madeira e poltronas da Poliform, em um dos terraços do apartamento decorado por Marília Brunetti de Campos Veiga
Em todos os ambientes, o forro foi rebaixado com gesso e, na área social, uma sanca domina todo o perímetro. Os ambientes de estar, jantar e o home theater foram integrados pelo piso de mármore travertino italiano, com acabamento bruto e rodapés do mesmo material.
As suítes receberam piso de madeira do tipo tacão, de 40 cm por 7 cm, e nos demais ambientes foi aplicado piso cerâmico (na cozinha, área de serviço e banheiros) e porcelanato (nos terraços).
Nas paredes, para fugir do branco tão comum nos últimos anos, Campos Veiga utilizou a cor “Tapete de juta” (código c-147), da Suvinil, que proporcionou mais requinte aos ambientes.
Mobília
Uma das singularidades desse projeto de interiores é o trabalho de marcenaria, que aparece em vários ambientes: no home theater (painel, móvel e porta de correr); na adega e armário; no revestimento do lavabo; na estante embutida no nicho do living; no bufê da sala de jantar e na porta de entrada. A marcenaria foi empregada também no terraço principal, que tem a parede da lareira revestida de madeira de demolição. Para este terraço, de 30 m², abre-se o amplo espaço estar/jantar, com 65 m².
No living, o mobiliário confortável e sóbrio é realçado por almofadas e objetos de cores vivas, que definem a identidade do projeto. Nesse ambiente, se sobressai o grande painel díptico, pintado especialmente para o projeto pela artista plástica Flávia Brunetti, com as mesmas cores utilizadas na decoração.
Outro destaque do estar é a tela em preto e branco do pintor Teruo Yamada. No ambiente de jantar, além da mesa e cadeiras com design elegante e contemporâneo, destaca-se o bufê verde jade desenhado pela própria Marília Veiga e executado pela Marcenaria Dantones.
O apartamento dispõe ainda de um sistema de automação desenvolvido pela Cynthron, que controla a iluminação (combina embutidos, pendentes e plafons), o vídeo e o sistema de áudio. (Éride Moura - do UOL, em São Paulo)
Mais recomendados do dia